Programa TEACCH®: uma abordagem estruturada para o desenvolvimento de pessoas com autismo
- Mariele Finatto
- 31 de jul.
- 2 min de leitura
O Programa TEACCH® (Treatment and Education of Autistic and Communication-Handicapped Children) foi criado em 1971 por Eric Schopler e colaboradores da Universidade da Carolina do Norte, e desde então tornou-se uma das abordagens mais respeitadas na educação e intervenção com pessoas no espectro autista. Aplicável em todas as idades, o principal objetivo do programa é promover o desenvolvimento da autonomia e da independência dos indivíduos com TEA, sempre considerando seu perfil cognitivo e suas necessidades específicas.

Segundo Fonseca e Ciola (2016), os princípios norteadores do TEACCH® incluem:
Melhoria da capacidade adaptativa da pessoa autista;
Colaboração efetiva entre famílias e profissionais;
Avaliação individualizada para guiar as intervenções;
Ênfase nas habilidades, com reforço nas capacidades já existentes;
Fundamentação teórica nas áreas cognitiva, comportamental, psicolinguística e do desenvolvimento;
Ensino estruturado como base para organização e previsibilidade.
O TEACCH® propõe que, ao organizar externamente o ambiente — por meio da disposição do espaço, uso de materiais visuais e estruturação de tarefas —, seja possível ajudar a criança a desenvolver estruturas internas de pensamento e ação. Essas estruturas internas são fundamentais para a construção da autonomia e autorregulação.
Um dos grandes diferenciais do modelo é o uso de Práticas Baseadas em Evidências (PBEs) como fundamento para intervenção, garantindo eficácia, segurança e coerência científica ao trabalho desenvolvido com pessoas com TEA.
No vídeo abaixo, a especialista Mariele Finatto conversa com a psicóloga Maria Elisa Fonseca, TEACCH® Advanced Consultant, sobre o funcionamento do programa e sua aplicação no Ensino Estruturado. A conversa é uma excelente introdução para quem deseja conhecer ou se aprofundar nesse modelo de intervenção.
Além disso, Mariele recomenda a leitura do artigo “Evidence-Based Practices and Autism”, escrito por Gary Mesibov e Victoria Shea (2010), que aprofunda a relação entre o Programa TEACCH® e as PBEs.
Para quem busca uma abordagem respeitosa, sistematizada e eficaz no trabalho com pessoas autistas, o TEACCH® representa um caminho fundamentado na ciência, na personalização do atendimento e na valorização das potencialidades individuais.
Comentários